top of page

A COMISSÃO

A minha história na Psicologia teve a ver com a vivência subjetiva da realidade concreta desde o início, nos idos anos 1990. Passei pela Análise do Comportamento, Psicologia Social, Comunitária, do Trânsito, Cognitiva, Ambiental, Sócio-Histórica e pela inspiradora Silvia Lane. Um dia, uma estagiária me disse: "Você é uma supervisora muito ACP!". Pensei, pensei muito em minha prática clínica. E Carl Rogers trouxe sentido ao meu modo de ver o mundo, de me relacionar com outras pessoas. Hoje, a ACP fundamenta minha prática docente e clínica.

Cláudia Aline Monteiro

Aurianni Ferreira

Edson Bezerra

Sou psicólogo, psicoterapeuta e graduado em Filosofia, com experiência na docência e áreas clínica e escolar. Atuo com a ACP há mais de 20 anos, e essa identificação se expressa em todas as iniciativas profissionais (textos, cursos e práticas) e pessoais que vivencio. Compõe, com o perdão do jargão, meu jeito de ser.

Losiley Alves

Psicóloga, Psicoterapeuta e Empreendedora, com experiência nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco na Avaliação Psicológica; Orientação Profissional, de Carreira e  Aposentadoria;  Psicologia do Trânsito e Docência do Ensino Superior. Fui apresentada a ACP ainda na graduação, no fim dos anos 90 (não resisti a forma inicialmente encantadora de "aceitação incondicional", e tão desafiadora!)  e ao longo dessa caminhada, minha atuação profissional e meu jeito "de viver" vem sendo facilitado/desafiado, pelas construções/ desconstruções/ reconstruções que atualmente me permito experimentar frente a essa Abordagem, que estou (re)descobrindo.

Rachel Leão

Sarah Duarte

Sou graduanda de Psicologia e plantonista do Projeto de Extensão "Plantão Psicológico Centrado na Pessoa: democratizando o acesso público à Psicologia" da Universidade Federal do Maranhão. Conheci a ACP nos últimos períodos da formação e considero que foi um momento de (re)descoberta da minha vida pessoal e profissional. Encontrei na ACP o sentido e a maneira com quero me relacionar no mundo, fundamentando a minha atuação enquanto futura psicóloga.

Sou psicóloga, psicoterapeuta, com curso de Especialização em Gestão da Saúde conducente ao Mestrado, com experiência nas áreas organizacional, hospitalar e em espaços que garantem o fortalecimento de pessoas que precisam de apoio, seja familiar ou comunitário, tais como: CRAS, CREAS e CAPS. Nesta perspectiva, a ACP veio agregar maiores possibilidades de atuação, qualificando a relação terapêutica com os usuários, através da empatia de acordo com o olhar de Carl Rogers.

Olá! Me chamo Rachel Leão e há 13 anos estou também como psicóloga. Caminho nada fácil quando se constata a subjetividade humana atravessada pelas dificuldades sociais. O olhar da ACP se coaduna ao meu quando a pessoa é vista num eterno vir-a-ser e a congruência um caminho possível. Mesmo diante das dificuldades, as relações sociais podem oferecer as melhores possibilidades de atuarmos na vida por inteiro. E nesta perspectiva, atuo na Psicologia Social, na Psicologia do Trânsito e na Psicologia Clínica, me redescobrindo enquanto pessoa e experimentando que não estou no mundo à toa

Zartu Giglio

Sou professor e psicólogo, minha inserção na Psicologia se deu após muitos anos no exercício da docência. E foi na área da Educação que “descobri” a grandeza dos preceitos da teoria da Aprendizagem de Carl Rogers. Em “Liberdade para Aprender”, minha convicção sobre a relevância da aprendizagem afetiva se estabeleceu. Como Psicólogo, a escolha da ACP como abordagem  psicoterapêutica, ocorreu por identificar-me com seus princípios e sentidos.

bottom of page