top of page

BOLETINS INFORMATIVOS

10º Boletim Informativo do XX ENACP

      Queridas e queridos colegas, participantes do XX ENACP!

      Está chegando a hora! Faltam exatamente 11 dias para realização de nosso Encontro!

      Para muitas e muitos, essa será uma viagem inédita e bastante desejada: temos a clareza do quanto a região dos Lençóis Maranhenses é uma riquíssima e singular área de reserva ambiental que atrai pessoas do mundo todo. Assim, queremos trazer nesse boletim alguns esclarecimentos para quem está começando a pensar em arrumar as malas. Ah, e a voltagem na região é 220V! Vamos aos esclarecimentos:

      1) Clima: O clima da região é quente durante o ano inteiro. De modo geral, a temperatura varia de 25 °C a 32 °C e raramente é inferior a 24 °C ou superior a 34 °C. No período do Encontro, estaremos em um período mais seco, com probabilidade muito baixa quanto à ocorrência de pancadas de chuva. Por isso, recomendamos que não tragam casacos ou roupas de frio. No máximo, alguma roupa de malha leve para o período noturno, cujo vento e brisa podem gerar alguma sensação de frio. Por outro lado, recomendamos que tragam protetor solar, chapéu ou boné e roupas com tecidos especiais que permitem a transpiração e garantem, também, o bloqueio solar.

      2) Cuidados quanto à saúde: Em Barreirinhas, há boas farmácias. Medicamentos e produtos básicos são facilmente encontrados. Caso use algum produto fora do comum, não deixe de levar. É possível que ele não esteja disponível na cidade. Repelentes são recomendados nos Lençóis Maranhenses, especialmente à beira dos rios (como é a localização da Pousada Murici) e final da tarde nos povoados.

      3) Serviços bancários: O Encontro ocorrerá no município de Barreirinhas, que possui agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, além de agência lotérica, em que xs correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal podem realizar movimentação financeira. Cartão de crédito é amplamente aceito em Barreirinhas, mas o mesmo não acontece em outras localidades dentro dos Lençóis, como Santo Amaro e Atins. Fique atentx e tenha sempre uma boa quantia de dinheiro para emergências, passeios e alimentação.

      4) Telefonia: Na cidade de Barreirinhas, todas as operadoras de celular funcionam, mas é comum a queda de sinal em dias de chuva (raras no período do Encontro). Quanto às demais localidades dos Lençóis (por conta dos possíveis passeios que realizarão), em Santo Amaro, a Oi é melhor para quem precisa de ligações telefônicas, enquanto a Claro é mais indicada para quem deseja sinal de internet; Em Atins, o sinal de celular é ruim para todas as operadoras, mas a Claro e a Oi têm mais chance de funcionar. Caso necessite resolver qualquer coisa urgente pela internet ou telefone, não deixe para a última hora. É comum as cidades ficarem dias sem sinal de telefone ou Wi-Fi. As pousadas Murici e São José oferecem Wi-Fi para os hóspedes, mas não é garantido que estará funcionando por causa da instabilidade do sinal na localidade. Acontece muitas vezes de ter sinal de celular no alto das dunas. Se houver caso de emergência, peça ajuda ao guia do passeio contratado para identificar um local com sinal. Ah! Os celulares mais simples são os que têm melhor sinal.

      5) Cuidados quanto aos passeios: Seja um turista consciente e não aceite passeios com condutores e empresas que desobedeçam às regras de preservação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Na dúvida, as pousadas Murici e São José disponibilizarão pacotes seguros, de forma que você tenha a certeza de estar fazendo um passeio permitido. Uma informação importante: os carros cadastrados têm adesivos com o número da permissão e a logomarca do Parque Nacional na lateral, e os condutores devem portar crachás de identificação. Quadriciclo, moto e buggys têm circulação proibida dentro do Parque Nacional, cuja exceção de permissão é válida apenas para os moradores dos povoados isolados dentro dos Lençóis Maranhenses. Competições de rally e enduro também são proibidas. Dentro do Parque Nacional, não é permitido o consumo e venda de bebidas alcoólicas, bem como fogueiras e churrascos (calma! A cidade de Barreirinhas, onde estão as pousadas em que estaremos hospedadxs, não se encontra dentro do Parque Nacional). Ao mergulhar nas lagoas, evite o uso de óleos e cremes que possam sujar a água. Quanto mais limpa ela estiver, melhor para todxs. Nem precisamos falar sobre outros tipos de sujeira, não é mesmo? Não há banheiros públicos dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Qualquer lixo ou dejeto produzido deve ser levado para fora do parque. Esteja preparadx com sacos de lixo para causar o mínimo possível de impacto na natureza. Não se aventure passeando sozinhx pelas dunas. Quem não conhece bem a região pode facilmente se perder e o resgate será bem complicado. Evite problemas. Não realize passeios sem guias credenciados! Dicas sobre vestuário nos passeios: Roupas de banho são obrigatórias! Capriche e leve várias na mala. Elas serão usadas em todos os passeios. Para caminhar nas dunas, não será necessário usar calçados. A areia é bem fresca e andar descalço é a melhor opção. Entretanto, após alguns dias, os pés podem ficar sensíveis. Leve uma meia que possa estragar para usar nos pés caso isso aconteça. Você usará muito mais o chinelo que qualquer outro calçado. Não há ambientes formais (principalmente no XX ENACP!) e sapatos sociais não combinam com os Lençóis Maranhenses. Prefira tênis confortável, sandálias abertas e, claro, chinelos!

      6) Traslado: A saída de São Luís ocorrerá no dia 14/11 (quarta-feira), às 8h da manhã e às 15h30 da tarde, conforme organização que está sendo realizada a partir das informações disponibilizadas e que serão informadas nos próximos dias em Boletim próprio. O translado de volta será organizado durante os primeiros dias do Encontro, conforme informações a serem repassadas pelxs participantes no local O valor individual, a ser pago no ato do translado para a pessoa da Comissão que estiver no ônibus ou van, será R$ 65,00 por trecho (São Luís-Barreirinhas/Barreirinhas-São Luís).  Barreirinhas fica a aproximadamente 4 horas de viagem rodoviária de São Luís (são 260Km da capital maranhense). É provável que cada trecho de translado tenha uma parada para lanchar e “esticar as pernas”, com tempo a combinar entre as pessoas que estarão no veículo. Quem for antes, precisar sair durante ou ficar depois do período do XX ENACP, existem vários serviços de translado disponíveis no trecho São Luís-Barreirinhas/Barreirinhas-São Luís, que poderão ser contratados diretamente junto ao hotel/pousada em que você estiver hospedadx, em qualquer das duas cidades. Essa é uma rota turística, cujo translado é muito acessível através de ônibus, vans, carro alugado ou táxis.

      7) Almoço da quarta (14/11): De acordo com o contrato assinado com a Pousada Murici, no dia 14/11 não seria servido almoço. No entanto, em virtude do horário de chegada da maior parte dos participantes ser na quarta, por volta das 13h (traslado do dia 14/11, no período matutino) e inicialmente não estar previsto almoço para esse dia, resolvemos, junto à Pousada dos Muricis, trocar o almoço do dia 18/11 pelo do dia 14/11. Essa decisão também se deve ao risco da cozinha da Pousada Murici não atender a grande demanda de pedidos à la carte, risco que não ocorreria com um buffet self-service preparado e à disposição dos participantes no momento da chegada à Pousada. Quanto ao almoço do dia 18/09, levantaremos a quantidade de pessoas que farão esta refeição e negociaremos, no decorrer da semana do evento, um valor mais acessível para essa refeição que, em virtude da permuta realizada, não está coberta pelo valor da inscrição.

      8) Equipamentos para apresentação de trabalhos, certificados e revista digital: Disponibilizaremos 3 datashows, 3 cavaletes com papel flip chart, além de papel A4, pincéis e fitas. Serão emitidos certificados de participação e apresentação de trabalho. Quanto à participação, será discriminado no certificado a carga horária de 48h, considerando a média de 12 horas estipulada por dia. E estamos trabalhando para a disponibilização, na internet, já no início do Encontro, da edição especial da Revista Científica e Tecnológica da Fundação Sousândrade, exclusivamente com artigos e ensaios de autores presentes no XX ENACP.

Esperamos que tais esclarecimentos tornem a vinda de todos mais tranquila e o nosso encontro mais produtivo quanto às possibilidades de troca e construção coletiva!

Qualquer dúvida, estamos disponíveis pelo e-mail xxenacp@gmail.com e também nos nossos contatos via whatsapp, já disponibilizados para todxs.

 

Comissão organizadora: Aurianni Silva Sousa Ferreira, Claudia Aline Soares Monteiro, Edson do Nascimento Bezerra, Losiley Alves Pinheiro, Rachel Viana Leão, Sarah Duarte Santos e Zartu Giglio Cavalcanti.

São Luis (MA), 03 de novembro de 2018.

 

Edson do Nascimento Bezerra

P/Comissão Organizadora do XX ENACP

bottom of page